Histórico do registro de marcas
A marca pode ser conceituada como um sinal distintivo visualmente perceptivo que serve para identificar um produto ou um serviço. A prática da colocação de um símbolo, uma letra, ou um nome sobre um animal, escravo ou objeto, para identificar o proprietário, existiu e continua existindo em todas as sociedades humanas
O investimento publicitário, acumulado ano após ano, “ se cristaliza” sobre a marca, que se torna o maior patrimônio de uma empresa e são de importância vital para o sucesso de qualquer empreendimento, pois são elas que causam o impacto inicial e atrai o consumidor.
O registro de uma marca garante ao seu titular o uso exclusivo da mesma em todo o território nacional, durante 10 anos
O registro não é obrigatório, mas constitui o único modo de se conseguir a titularidade de uma marca. Desse modo, pouco importa que a empresa esteja usando a marca há 10 ou 15 anos, pois enquanto ela não obtiver o registro ela não é proprietária e poderá ser obrigada a deixar de utilizar a mesma.
Em suma : O registro é importante porque
PROTEGE A MARCA DURANTE 10 ANOS
POSSIBILITA USO EXCLUSIVO em TODO TERRITÓRIO
PROPORCIONA VALORIZAÇÃO DA MARCA