Histórico do registro de marcas

A marca pode ser conceituada como  um sinal distintivo visualmente perceptivo que serve para identificar um produto ou um serviço. A  prática da colocação de um símbolo,  uma letra, ou um nome sobre um  animal,   escravo ou  objeto, para identificar o proprietário, existiu e continua existindo em todas as sociedades humanas

O investimento publicitário, acumulado ano após ano, “ se cristaliza” sobre a marca, que se torna o maior patrimônio de uma empresa e são de importância vital para o sucesso de qualquer empreendimento, pois são elas  que  causam o impacto inicial e atrai o consumidor.

O registro de uma marca garante ao seu titular o uso exclusivo da mesma em todo o território nacional, durante 10 anos

O registro não é obrigatório, mas constitui o único modo de se conseguir  a titularidade de uma marca. Desse modo, pouco importa que a empresa esteja usando a marca há 10 ou 15 anos, pois enquanto ela não obtiver o registro ela não é proprietária  e poderá ser obrigada a deixar de utilizar a mesma.

Em suma :   O  registro é importante porque
PROTEGE A MARCA DURANTE 10 ANOS
POSSIBILITA  USO EXCLUSIVO em TODO TERRITÓRIO
PROPORCIONA VALORIZAÇÃO DA MARCA