Coco Chanel: simplesmente chique

Coco Chanel, uma figura emblemática da moda, marcou o seu tempo com as suas linhas de roupa e os seus perfumes, mas sobretudo com o seu estilo muito pessoal e o seu desejo de libertar as mulheres.

A marca Coco Chanel nasceu em 1913 em Deauville , mas as origens da marca remontam à época em que Gabrielle Chanel , órfã aos doze anos, foi levada para uma abadia. Esta fase de sua vida o inspirará para suas futuras coleções: linhas limpas, tons de preto, branco ou bege. Aos 18 anos, Gabrielle Chanel aprendeu o ofício da máquina de costura, o que lhe permitiu começar a criar seus próprios chapéus e roupas nos anos que se seguiram. Ela então usa suas próprias criações, que já prenunciam o estilo peculiar que a tornará famosa. Trajes pretos ou brancos bem sóbrios, estilo infantil combinando cardigans e calças, a moda estilo

Coco Chanel, nascimento de um símbolo do chique francês

Determinada a determinar o curso de sua vida, Coco Chanel abriu sua primeira boutique parisiense com a ajuda de uma amiga em 1910. O sucesso de suas criações simples e sofisticadas foi imediato. Assim, várias lojas seguem, em Biarritz e Deauville em  articular. Incentivada por este sucesso, Coco Chanel iniciou então sua atividade de estilista. Desejando liberar as mulheres para que elas possam se sentir confortáveis ​​em suas atividades diárias, as coleções Chanel veem o tamanho desaparecer, as formas desaparecerem, as saias encurtarem. As roupas são simples e práticas. Coco Chanel mistura códigos masculino-feminino e adapta os materiais ao dia a dia. Surgem vários modelos emblemáticos: pijama, que pode ser usado na praia ou à noite; o terno Chanel , emblemático da marca; calças ; ou a saia plissada. Mas Coco Chanel vai além e quebra os códigos estilísticos usuais. Lançou o “pretinho”, cor até então reservada ao luto, que graças a ela se tornou um clássico do guarda-roupa, ainda hoje. Após a Segunda Guerra Mundial, Coco Chanel retoma sua atividade e lança o estilo que simboliza a marca: terno de tweed com quatro bolsos, botões decorados com joias, sapatos e bolsa bicolor Coco Chane l, corrente acolchoada e ouro.

As marcas da marca são a praticidade e a simplicidade, mas também a elegância, porque simplicidade não é despojamento. Coco Chanel lançou sua oficina de bijuterias em 1924. Ela também foi a primeira costureira a lançar seus próprios perfumes, com o famoso Chanel nº 5 criado em 1921. O perfume Chanel rapidamente conquistou um sucesso tão importante quanto as peças de roupa de seu criador.

Coco Chanel, aliança de simplicidade e elegância

O método segundo Coco Chanel pode ser resumido em duas palavras: simplicidade e elegância. Marcadas antes de mais nada pela história do seu criador, mas também pelo contexto das duas guerras mundiais, as criações das linhas Chanel procuram libertar as mulheres e torná-las mais livres nos seus movimentos… sem perder de vista a elegância. Coco Chanel também insistiu no fato de que simplicidade não significa despir. Suas criações são obras, embelezadas pelo uso de joias, que o estilista vai querer que sejam chiques. Símbolo do chique francês, é toda uma filosofia que adotamos quando vestimos roupas Chanel: independência, conforto, elegância.

Chanel hoje

Desde a morte de Coco Chanel em 1971, o sucesso da casa continuou. Em 1983, Karl Lagerfeld assumiu as rédeas da casa Chanel como diretor artístico. Ele gerenciou as seções de alta costura, pronto-a-vestir e acessórios ao mesmo tempo, perpetuando o espírito das criações de Coco Chanel . Em 1987 ele lançou uma coleção de relógios, criando relógios elegantes decorados com pedras preciosas. No final da década de 1990, uma linha de cosméticos foi lançada, novamente com notável sucesso. Enquanto aquele apelidado de “Kaiser” da moda faleceu em 19 de fevereiro de 2019, agora é Virginie Viard , ex-diretora do estúdio de criação Chanel e o braço direito do criador que dirige a direção artística da casa francesa.

Inspirada e inspiradora, Gabrielle Chanel , carinhosamente apelidada de “Coco Chanel”, deixou sua marca na história com sua aura e personalidade. Vestidinho preto, terno de tweed, bolsa acolchoada … Mais de quarenta anos depois de sua morte, a moda ainda lhe deve suas letras de nobreza. A prova em 10 citações a seguir como mantras.

1 / 10
“Não estou na moda. Estou na moda.”
2 / 10
“A moda desaparece, só o estilo permanece.”
3 / 10
“Moda é arquitetura: é uma questão de proporções”.
4 / 10
“Nunca saia de casa, nem mesmo por cinco minutos, sem colocar a roupa certa, as roupas de baixo puxadas e tudo. Este pode ser o dia em que você conhecerá o homem da sua vida.”
5 / 10
“Moda não é algo que existe só na roupa. A moda está no ar, levada pelo vento. Dá para adivinhar. A moda está no céu, nas ruas.”
6 / 10
“Uma garota deve ser duas coisas: elegante e fabulosa.”
7 / 10
“Se uma mulher está mal vestida, você percebe seu vestido, mas se ela está impecavelmente vestida, é ela que você percebe.”
8 / 10
“Não há moda se ela não for para a rua.”
9 / 10
“O luxo não é o oposto da pobreza, é o da vulgaridade.”
10 / 10
“Para ser insubstituível, você tem que ser diferente.”

Publicada pela revista VOGUE FR.